Seja bem-vindo(a) você está no Blog do Colégio Estadual Irineu Marinho. Hoje é

3 de abr. de 2012

0

CEIM Entrevista: Professora Lauricy

Que nunca ouviu um conselho dela? Que nunca se esbarrou com ela pelos corredores da escola? Que não há conhece?  É muito provável que seu pai, sua mãe, seu tio, seu primo, já tenha sido aluna da Professora Lauricy Fátima. Moradora e amante do bairro Centenário, já passa de 35 anos de grandes serviços prestados ao nosso colégio.
Lauricy para quem não sabe é Pedagoga a 28 anos. Com pós graduação em Orientação Educacional, Supervisão e Administração Escolar. Fez cursos de gestão de projetos educativos e de curso de gerenciamento de projetos. Além disso foi Lauricy a responsável pela implantação do Ensino Médio no nosso colégio e ainda teve grandes serviços realizados ao nosso bairro como o fim das enchentes através do Programa Nova Baixada, aonde foram feitas as canalizações dos valões que cortam nossas ruas.
Veja a entrevista que essa grande mulher e cidadã cedeu, aonde ela bate um papo sobre sua história e a educação:


A senhora é Professora de que?
Lauricy: Quando iniciei minha carreira no Colégio Estadual Irineu Marinho há 36 anos atrás, foi como professora de matemática. Depois fiz pedagogia (em todas as áreas) e passei a atuar como orientadora educacional. Hoje, devido a enorme carência de tudo no Estado atuo como Coordenadora pedagógica. Em Duque de Caxias, a educação ainda tem um caminho grande a percorrer e parece andar para trás.

Por quê?

Lauricy:
Hoje temos uma carência de mais de 300 professores só de 1º a 4º série na rede municipal. O quadro de pedagogos também está incompleto. Soube que as Escolas estão com dificuldades até de papel ofício para realizar seus trabalhos. Na rede estadual a situação também é grave, pois os baixos salários dos professores faz com que os mesmos abandonem suas turmas assim que são aprovados em concursos de outras redes de ensino, gerando uma alta rotatividade que prejudica a seqüência do ensino.

A senhora ainda tem estímulo para lecionar no estado ou no município ?
Lauricy: Para trabalhar em educação hoje,necessitamos acima de tudo de ter amor pelo que fazemos e objetivos claros do que desejamos construir com nosso trabalho. Quando estou na Escola tenho em mente AQUELA FRASE: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.”Albert Einstein
Acredito realmente que ENQUANTO HOUVER SOL,HAVERÁ A ESPERANÇA de uma sociedade mais justa e mais humana. Vejo a Escola como um dos pilares para a construção desta sociedade.

Tem saudades da época em que dava aulas no Irineu Marinho?
Lauricy: Ás vezes sinto saudades, sim. Estar diretamente com o aluno é mais gratificante pois conseguimos ver resultados mais imediatos de nosso trabalho. Porém nosso campo de ação é limitado. Estar na coordenação pedagógica da escola nos permite ter a visão do todo. Quando vemos a Escola como um todo descobrimos suas forças e fraquezas e aí é possível traçar metas mais abrangentes de AÇÃO.

Pensa em mudar-se do seu bairro? Se sim, para onde?

Lauricy: Quando li sua pergunta lembrei daquele quadro do zorra total onde o personagem repete a frase: “Eu quero sair da Bahia mas a Bahia não sai de mim.” Sou nascida e criada no Centenário. Amo este bairro e é muito difícil para mim sequer pensar nisso.

Como professora teve algum fato marcante? Qual?
Lauricy: Tive durante meus 36 anos de carreira vários fatos marcantes, mas recentemente foi muito gratificante para mim, encontrar uma ex.aluna que disse ter baseado sua tese de pós graduação na forma como eu ensinava. Ela me enviou sua monografia e escreveu na mesma que os ensinamentos sobre a vida que recebeu de sua professora de matemática na 6ºsérie marcaram positivamente toda sua vida e sustentaram toda a tese defendida em sua monografia. Confesso que me emocionei e acreditei mais ainda na minha tese que a educação é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

Nenhum comentário: